Quem sou eu

terça-feira, 29 de maio de 2012

Enfermeiro, e agora?


     Estamos notando, recentemente, um aumento expressivo no número de técnicos que entram na faculdade de enfermagem. Acredito que essa seja a realidade em todo o país. Em busca de melhores condições de trabalho, de uma remuneração mais digna e de reconhecimento, eles encaram horas e horas de plantão, intercaladas com os estudos. Valorizo muito essas iniciativas, caracterizadas pela saída da zona de conforto e pela busca constante de novos desafios. Essa é uma decisão difícil e deve ser pensada com muito cuidado.

      Na realidade, a inserção no mercado de trabalho como enfermeiro não é tão simples como parece. Mesmo possuindo um vínculo grande com a instituição, onde trabalham como técnicos, não necessariamente todos são aproveitados como enfermeiros. O principal motivo? Perfil do profissional? Qualificações? Dificuldade para coordenar antigos colegas? Acredito que seja multifatorial. Existem inúmeros enfermeiros atuando no mercado como técnicos de enfermagem por falta de oportunidade.

     Hoje, gostaria de compartilhar um trecho de uma carta que escrevi para uma grande técnica de enfermagem, agora enfermeira da nossa equipe no Centro de Terapia Intensiva, na ocasião da sua formatura. Tenho plena certeza de que ela também será uma excelente enfermeira. Acredito que possa ser útil para todos aqueles que estão vivendo ou viverão essa situação.

     “... gostaria de lhe parabenizar por essa nova etapa que se inicia e aproveitar para falar sobre algumas coisas...
       Continue se aperfeiçoando. As oportunidades são poucas, mas sempre haverá espaço para os bons profissionais.
       Atenção e carinho sempre serão os melhores remédios, independente da doença.
       Nunca se afaste da assistência direta ao paciente. A enfermagem atual está seguindo esse caminho que considero errado. Busque o equilíbrio. Números jamais substituirão os pacientes, mas são necessários.
       Mantenha a humildade. De repente, seus colegas passam a se reportar a você. É difícil delegar funções e cobrar. Aprimore isso sempre. Seja parte da equipe, ensine e sempre aprenda com ela.
       Tenha tempo para sua família.
       Tenha tempo para você. Cuide-se. Para cuidar, precisamos estar bem.
   Continue batalhando e sorrindo, afinal de contas, o bom humor é a principal característica que nos aproxima.

     Finalizando e completando o texto...

       Busque seus sonhos, mas tente balizá-los com a realidade. Planeje o sonho, tenha paciência e perseverança. 

2 comentários:

  1. Bom dia,

    Parabéns pela postagem.
    É muito bom compartilhar essa realidade.
    Trabalho nessa mesma instituição a 11 anos.
    Fui técnica de enfermagem, promovida a supervisora de enfermagem e agora coordenadora da assessoria da qualidade.
    Precisamos fazer a nossa parte e quebrar esse pré conceito.
    Josiane

    ResponderExcluir
  2. Boa noite!

    Ótima postagem. Mostra a realidade da enfermagem. Vejo um lado positivo nas publicações dos erros da enfermagem, pois, assim mostra a realidade da dura batalha da enfermagem.
    E sou sou um exemplo desta postagem, pois, sou técnico e em breve irei me formar, e tenho ciência de tudo que foi citado.
    Sou leitor assíduo das suas postagens que são ótimas!
    Parabéns !

    Rafael

    ResponderExcluir