Quem sou eu

terça-feira, 19 de junho de 2012

Febre Nem Sempre é Infecção


     A febre é o sinal de alerta mais conhecido em saúde. Ao primeiro sinal de febre, o desespero é uma constante. Na criança, preocupação; no adulto jovem, virose; no idoso, risco de vida. Na prática clínica diária, o diagnóstico adequado da causa da febre nem sempre é tão simples.

    As viroses são causas muito frequentes, porém, são apenas algumas das mais de duas centenas de doenças que causam febre. A segurança para apenas observar ou encaminhar o paciente para o CTI (Centro de Terapia Intensiva) advém de muito estudo e vivência do bom médico.

    A grande maioria das febres é inofensiva. Nem toda febre é sinal de infecção. As doenças, muitas vezes, são auto-limitadas, ou seja, curam-se sozinhas, apenas com os mecanismos de defesa do organismo. Antibióticos são absolutamente dispensáveis nesses casos. Lembrem-se que a grande maioria das febres não são tratadas com antibióticos. Defendo e valorizo muito a lei que impede a venda de antibióticos sem receita. O uso indiscriminado de antibióticos gera uma seleção bacteriana perigosa. Bactérias multirresistentes são cada vez mais frequentes.

    Os antibióticos estão sendo utilizados, em grande parte, como ansiolíticos para médicos e pacientes, em casos de qualquer suspeita de infecção. O uso do antibiótico gera uma falsa segurança e um relaxamento na busca da verdadeira causa da febre. Saibam que o antibiótico iniciado inadvertidamente pode aumentar a mortalidade em certos casos.

    Na medicina, temos uma entidade denominada Febre de Origem Obscura (FOI). A FOI é um quadro febril mantido sem diagnóstico após uma propedêutica inicial ampla. A FOI é um dos maiores desafios para os clínicos e a sua definição diagnóstica pode demorar meses. A ansiedade pelo uso de antibióticos é escancarada e, raramente, vemos pacientes sem recebê-los.

   Nossa equipe tem uma vasta experiência nesses casos, com diagnósticos raros e bem atípicos. Na FOI, o que mais nos preocupa na condução dos casos é a insegurança da família e do próprio paciente. Geralmente, são pacientes que passam por inúmeros colegas, e já estão inseguros, medrosos e receosos de um diagnóstico grave. Transparecer segurança, interesse, dedicação e paciência são nossas principais chaves. O diagnóstico tem o seu tempo, ora curto, ora longo. Cabe a nós saber conduzir o caso, para que o paciente sinta-se acolhido nesse momento de incertezas.

     Vale ressaltar que, em alguns casos, a febre precisa ser tratada de maneira agressiva e rápida, como no caso do choque séptico (antiga septicemia – termo já não utilizado mais). O médico precisa estar treinado para diferenciar a gravidade do caso e agir com rapidez, segurança e eficiência.

      Resumindo, lembre-se que, ao falarmos que o seu caso trata-se de uma provável virose, saiba que muito estudo e trabalho estão diretamente envolvidos nessa decisão. Como sempre digo, existem bons e maus profissionais, cabe a você reconhecer e valorizar o seu médico. Assim como em qualquer outra situação em saúde, a febre exige confiança e acessibilidade ao seu médico. Desta forma, as chances de definição diagnóstica são bem maiores.

7 comentários:

  1. achei interessante pois não sabia que febre nem sempre é infecção...
    - ESTOU NESTE CASO COM UMA CRIANÇA FEBRIL A 4 DIAS SEM PASSAR...
    - SEM DOR, SEM INFECÇÃO, SEM OUTRAS QUEIXAS DELA ... SOMENTE FEBRE QUE COM NOVALGINA PASSA MAS LOGO VOLTA...'' E MUITA TOSSE '' SOMENTE.

    ResponderExcluir
  2. É o caso do meu filho de 8 anos. Já sao 4 dias assim. Rotina de brincar, escola, comer, beber e ir ao banheiro normal. Mas por volta das 18, 19 horas começa. A febre sobe rápido e dá dor atras dos olhos. Fez rx, hemograma, dengue e tudo normal. A médica ficou surpreza por ter visto a febre e ele chorando com dor nos olhos. Pediu para eu procurar uma infectopediatra para análise. Amanhã vou atras. Obrigada pelo artigo.

    ResponderExcluir
  3. Eu fico muito insegura sobre estes tipos de febres sem causa ou infecção.As minhas febres são ora de semana ora de meses...Ela vem me deixa de cama por 3 dias,febre de até 42° e depois desaparece totalmente,dali algumas semanas volta de novo.Os profissionais da minha cidade disseram todas as vezes que era virose,mas não tive diarreia e nem vomito...só muito cansaço,dor no corpo,hálito quente,dor muscular,tipo gripe só que é gripe.Será que tenho que procurar um infectologista?

    ResponderExcluir
  4. Tenho valor ao extremo na costa, tem hrs que sobe o calor, dá até calafrios. Mas não estou com frente. Só com dor na costa. O que pode ser esse calor?

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Obrigado Gusttavo! Estou com o Divagando no Youtube também! Dá uma olhada lá! Abraço

      Excluir