Quem sou eu

terça-feira, 5 de outubro de 2021

Cada Dia Mais Próximo do Último Encontro

@prof.breno no Instagram

     

Ao fazermos uma viagem internacional no início do nosso namoro, Camila e eu nos desentendemos por algum motivo que nem lembro mais. Aquele desencontro, nos serviu de lição para o resto de nossas vidas. Raramente brigamos, mas acontece. Naquela situação, especificamente, para quebrar o gelo e conversarmos, mandei um "fica muito caro brigar em euro… vamos fazer as pazes e curtir a viagem?" Aquilo foi uma virada de chave para nós… Nos comprometemos a não dormirmos brigados ou desentendidos dali para frente. Não vale a pena...


Você já parou para pensar que pode ser a última vez? No mínimo, um dia mais próximo do último encontro. A viagem é a nossa vida, ou seja, curta e cara demais para perder tempo com picuinhas e brigas com quem amamos. 


Discuta, brigue, mas com tempo para acabar! E que seja breve! Não transforme opiniões em muros. Aprenda a enxergar o ponto de vista do outro e a respeitá-lo, sem julgamentos. Já dizia o filósofo Jiddu Krishnamurti (1895-1986): "Observar sem avaliar é a forma mais elevada de inteligência humana". Cada um é dono da sua própria vida, das suas opiniões e das consequências das suas decisões, mais ninguém! Não sou contra discussões, já mudei muito desta forma, mas sou contra a tentativa de imposição de convicções, seja com argumentos frágeis ou pela insistência. Caso uma discussão pare de progredir, comece a girar no mesmo lugar, pare a discussão, simples assim. Passe a página. Não desperdice tempo, pois você estará cada dia mais próximo do último encontro.


Em tempos de polarizações extremas em todos os assuntos, estamos vivenciando desentendimentos familiares absolutamente fúteis, sem nenhum embasamento confiável, às vezes, para nenhum dos dois lados. Julgar uma pessoa pelas suas convicções, me parece, no mínimo, imprudente. Não desperdice este tempo valioso junto. Desarme-se! Observe, sem julgar! Peça desculpas, mesmo estando certo! Abra mão de algumas convicções em prol do sossego! Sorria, elogie, faça a leveza dos seus ambientes! No futuro, você sentirá falta deste tempo desperdiçado ao lado de quem você ama. O tempo não pára e nem da ré!


A reflexão fez algum sentido para você? Compartilhe!



7 comentários:

  1. Reflexão sempre é bom viu Breno!!! Bacana demais como sempre seus comentários ok?

    ResponderExcluir
  2. Chegou em boa hora Dr! Obg. Mesmo.👏🏻👏🏻🙏🏻🤜🏻🤛🏻

    ResponderExcluir
  3. Que reflexão maravilhosa!

    ResponderExcluir
  4. Como sempre, ótima colocação. Obrigado. Abraços saudosos.

    ResponderExcluir
  5. Escolher o melhor tema, destacar os melhores argumentos, escrever com clareza e leveza são o forte de Breno. Convenceu ! Parabéns !

    ResponderExcluir
  6. Caro Dr. Breno, parabéns pelo seu inteligente blog. Gostei muito da narrativa sobre seu desencontro com Camila, durante viagem internacional que fizeram. Achei espetacular quando disse: "Naquela situação, especificamente, para quebrar o gelo e conversarmos, mandei um "fica muito caro brigar em euro… vamos fazer as pazes e curtir a viagem?" Mantenho também um blog, já visualizado por 548.000 internautas. Link de um dos textos: https://otavianodeoliveira.blogspot.com/2007/12/autobiografia-de-um-idiota.html

    ResponderExcluir