Quem sou eu

terça-feira, 12 de junho de 2012

Namorar Faz Bem a Saúde


     Pressão, colesterol, glicose, obesidade, sedentarismo... Hoje acrescento um novo indicador importante de saúde: os relacionamentos afetivos. A qualidade dos nossos relacionamentos está diretamente ligada a saúde. Isso é fato. Pouco abordada nas atuais consultas relâmpago, certamente está ligada a uma grande quantidade de queixas de consultório.

     Ainda não existe trabalho científico, mas, certamente, bons relacionamentos fazem muito bem a saúde. Todos os tipos de relacionamento se encaixam nessa afirmação, mas, devido ao Dia dos Namorados, utilizarei os relacionamentos amorosos como exemplo.

       Os relacionamentos amorosos saudáveis, independente da duração, geram uma sensação de plenitude. O rendimento profissional melhora, o bom humor impera, a tolerância aumenta e o sorriso torna-se fácil. A vida fica mais saudável. A qualidade dos relacionamentos é tão importante quanto o controle da pressão, da glicose, do peso, do tabagismo, do álcool e do colesterol, dentre outros.

       Namoro novo faz emagrecer. Casamento tranquilo, vida tranquila (“Happy Wife, Happy Life”). Família equilibrada faz crescer. O sentimento de um namoro novo é ímpar; a cumplicidade, a segurança e o prazer de um namoro maduro são inquestionáveis. Cada fase, no seu tempo, bem aproveitada, traz aprendizados para a vida toda. Aí, quando dois viram três, quatro, cinco... o sentido da vida se escancara. Nosso umbigo passa, automaticamente, a não ser mais o centro do universo.

       Relacionamento ruim é sinônimo de mais bebida, mais cigarro, mais comida, mais estresse e menos saúde. Cultivar bons relacionamentos e podar os que te fazem mal é o melhor caminho. Praticar a tolerância diariamente, com muita conversa e respeito, são vitais. Namorar por namorar, sem se entregar, é perigoso, principalmente para a outra metade. Nunca brinque com os sentimentos dos outros. Paixão, amor e tesão devem ser sempre pautados pelo respeito. Não quer namorar? Deixe isso muito claro. O relacionamento está ruim? Converse muito. Impossível conversar? Procure ajuda. Existem vários caminhos para solucionar o problema. “Chutar o balde” pode até ser a solução, mas exige muito cuidado.

       Hoje, no Dia dos Namorados, gostaria de homenagear a minha esposa e eterna namorada, Camila. A distância só me traz mais certeza. Digo, sem medo de errar, encontrei a pessoa certa. Nosso relacionamento me faz bem, muito bem. Cresço todos os dias. Conversas, cumplicidade, respeito, tolerância, privacidade, confiança e muito amor são nossos ingredientes. Te amo meu amor, você me completa!

       Obrigado aos leitores do “Divagando em Saúde”, já temos mais de 20.000 acessos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário