Quem sou eu

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Desligar é Preciso

Desligar das atividades profissionais é uma das ferramentas mais potentes para aumentar o rendimento no trabalho. O velho ditado já dizia que quem trabalha muito não tem tempo de ganhar dinheiro. Na verdade, o indivíduo que consegue se desligar passa a perceber novas oportunidades. A analogia é a de um meio campo de um time de futebol jogando de cabeça baixa. Jogando desta forma raramente enxerga-se a melhor opção. O profissional que vive apenas em função do trabalho torna-se um robô, apenas executa o serviço, não produz valor.

Não raro conhecemos inovações desenvolvidas a partir de observações de outras áreas. A criação dos parques tecnológicos baseia-se nesse princípio. Unir áreas totalmente diferentes com idéias e processos que podem se encaixar. O caminho mais curto e adequado para diversas situações cotidianas, geralmente, já existe em outros setores, basta adaptá-los.

Tire férias. Indiscutivelmente o melhor combustível para a inovação. Não apenas na criação de novas idéias como no poder de execução das mesmas. As férias devem ser utilizadas para se conhecer novas culturas e expandir conhecimentos. Jamais "venda" suas férias. Tenha certeza que o "ócio" vale muito mais financeiramente.

Cultive um hobby. Aprenda a tocar um instrumento, a cozinhar, a falar outra língua, a degustar um bom vinho ou a fazer sua própria cerveja. Utilize características deste aprendizado no seu dia-a-dia profissional. Paciência, disciplina e sensibilidade na execução do hobby podem ser de grande valia no seu ambiente profissional.

Amplie seu círculo de amizades. Amigos do emprego não contam. As novas relações interpessoais que acontecem fora do ambiente de trabalho sempre ajudam bastante. Todos sabemos o poder de um contato bem feito. Portas novas se abrem, parcerias se consolidam e o crescimento profissional vem junto. Retomar velhas amizades e conhecer melhor aqueles que já estão perto de você também têm um resultado surpreendente.

Viaje sempre que possível. Sem dúvida, um dos melhores investimentos. Rende muito mais que a bolsa de valores ou a previdência privada. Não desvalorizando, de maneira alguma, o planejamento da aposentadoria, muito pelo contrário. Viajar areja a alma, melhora a saúde e cria casos eternos.

Aprenda a dizer não. Recusar propostas e se desligar de alguns serviços pode ser o início de um crescimento mais ordenado. Descartar falsas "boas" oportunidades podem te deixar mais disponível para as verdadeiras.

Apesar da super produção científica mundial, não são duas semanas, ou três, que irão desatualizá-lo. Caso você se desligue por um período maior, fique tranquilo, pois as boas descobertas já virão testadas.

O desligar possibilita a vivência de momentos únicos, efêmeros e de valor incalculável. Brincar com seu filho, vê-lo crescer e participar ativamente das suas descobertas é muito mais importante que alguns milhares de reais a mais na velhice.

Caso você ainda não tenha enxergado ou praticado o "desligar", experimente. Cultive isto na sua vida e dentro da sua empresa. Melhora-se a satisfação e a produção. Trabalhar menos pode ser a chave para se ganhar mais.

Um comentário: