Quem sou eu

domingo, 14 de agosto de 2011

Receita? Só no Consultório.

        Doutor, me arruma uma receita? A maioria absoluta dos médicos detesta este tipo de abordagem, entretanto, é uma rotina comum em todas as instituições de saúde. Receita pedida em corredor é uma ofensa à classe médica. A receita médica é fruto de uma avaliação especializada de um profissional que estudou para exercer aquela função. Receita é resultado de um trabalho remunerado e realizado pelo médico. Atualmente, conseguir uma receita médica é algo extremamente simples. A receita médica é banalizada e isto ocorre por causa dos próprios médicos. Você já viu alguém pedir um projetinho de uma casa para um arquiteto? Uma audiência rápida com um advogado? Um consertinho de um automóvel? Pois é, mas uma receitinha médica para a vovó ou para o papai...

       O próprio médico banaliza e desvaloriza seu serviço fornecendo receitas para amigos, conhecidos ou até mesmo familiares, seja no corredor, no supermercado ou até mesmo em um jogo de futebol. A receita é fornecida, na maioria das vezes, sem a avaliação clínica do paciente. As medicações devem ser prescritas após uma avaliação criteriosa. Caso seja necessária a manutenção ou a suspensão da medicação, quem tem autonomia suficiente para isso é o médico que prescreveu e não um médico conhecido e “gente boa”.
A banalização é tamanha que o médico que não prescreve no corredor é considerado chato e com má-vontade. Exemplificarei um caso para provar o quanto é perigoso esse tipo de prescrição: faço uma receita, a pedido, de fluoxetina (que por sinal é um dos mais requisitados no momento) para a mãe de uma funcionária do hospital. A paciente tem uma reação grave com a medicação (conseqüência absolutamente possível). Quem vai responder pela prescrição da droga? Isso mesmo, o médico bonzinho e simpático. Os argumentos são sempre os mesmos e ditos com uma cara de sofrimento quase inegáveis. Seguem alguns exemplos mais comuns:
  1- Que isso Dr., ela já toma esse remédio há muito tempo.... 
  2- Credo Dr., vou ter que marcar uma consulta só para pegar a receita?
  3- A farmácia só libera a medicação para um mês... 
  4- Ô Dr., minha mãe só tem mais 2 comprimidos e não pode ficar sem o remédio...

     Os médicos vivem procurando respeito e confiabilidade, logo, precisam urgente de um pouco de coleguismo e cumplicidade. Nós médicos precisamos valorizar nosso serviço, caso contrário, quem irá nos valorizar? A medicina vive um momento extremamente difícil devido aos convênios e à baixa remuneração médica, sendo assim, a união da classe em torno de medidas simples poderia ajudar bastante neste sentido. Os pacientes e familiares devem ter o mínimo de bom senso e passar a respeitar o médico entendendo que receita médica é fruto de trabalho.
     Venho propor uma campanha: Receita? Só no consultório. Espero que os colegas possam aderir a esta iniciativa que será o primeiro passo rumo à retomada do respeito à nossa classe. Vamos tomar atitudes ao invés de só reclamarmos. Sendo assim, fica combinado que em qualquer abordagem para solicitação de receita médica em ambientes impróprios, a resposta será uma só: Receita? Só no consultório.. 

8 comentários:

  1. Breno,
    simplesmente sensacional..... Concordo com tudo que disse. Também sou o médico ´chato e mesquinho´ que não dá receitas e exames no corredor.

    Parabéns !!!!

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez parabens, Breno.

    Como sempre, excepcional defesa de nossa classe. abração, seu padrinho e fã

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Breno, concordo com o que disse e pode mandar fazer esse adesivo pra gente colar por todo canto.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. muito bom...compartilhei no meu face.Ab;c

    ResponderExcluir
  5. Breno,Parabéns!
    Sou cliente de seu pai e o admiro muito.

    Um filho do Dr. Márcio nào poderia ser diferente: inteligente ,dedicado e muito humano.
    Fico super feliz desta brilhante recuperação dele. Abraços a todos. Tânia Zebral

    ResponderExcluir
  6. É isso aí; Sou recém-formada e adepta da mesma ideia. Postei no face. Abraço
    Elisandra

    ResponderExcluir