Quem sou eu

domingo, 24 de outubro de 2021

"Não é Minha Obrigação"

        Instagram: @prof.breno


            Exploração ou oportunidade? Gostaria de trazer esta reflexão para todos aqueles que são subordinados a alguém no trabalho. Frequentemente, escutamos esta frase ("Não é minha obrigação!") no ambiente corporativo. Geralmente, o emissor da frase se considera cheio de personalidade e não aceita ser explorado pelo superior ou pelo "sistema" (tenho um texto que fala sobre o "O Bendito Sistema"). Esta impressão pode ser verdadeira em algumas situações, mas sugiro a você um novo ângulo de visão desta situação. A "nova" obrigação não poderia ser encarada como uma oportunidade? 

"Não é minha obrigação" demonstra como uma pessoa se sairá profissionalmente no mercado de trabalho. Não defendo submissão ou passividade. Não sou a favor do silêncio ante a uma situação errada, de falta de respeito, de hierarquia burra… Sou contra a falta de proatividade responsável.


A proatividade responsável é uma das habilidades não técnicas mais valorizadas no mercado de trabalho. Chefes adoram funcionários proativos. Proatividade não é sinônimo de puxa-saco, submisso, bobo ou baba-ovo! Quem enxerga assim, não vai a lugar nenhum na carreira. Proatividade é fazer as coisas acontecerem, resolver problemas. O que o chefe enxerga como proativo, o colega enxerga como puxa-saco… O proativo “azeita” os processos para os superiores. Não precisa chegar mais cedo, mas se chegar e adiantar uma burocracia, por exemplo, ajuda muito. Não precisa ir trabalhar no final de semana, mas se houver necessidade, por que não? Não precisa treinar a equipe, mas se for para melhorar o dia-a-dia, por que não? Os benefícios da proatividade são infinitamente superiores à passividade burra. Lembrando que o "responsável" aí jamais pode ser esquecido. Jamais assuma responsabilidades daquilo que você não tem competência técnica para realizar. Isso é imperícia e pode levar a falhas catastróficas! A consciência das nossas limitações é uma virtude também.


Vou mostrar duas visões desta situação… Primeiro, ao fazer bem-feito uma nova atribuição, porque não tentar incorporá-la às suas competências e ser reconhecido e valorizado por isso? Você pode ser remunerado a mais, mas sei das dificuldades desta prática no mundo real. Segundo, e talvez o mais importante, você coloca um holofote em você, as pessoas passam a te enxergar dentro da instituição. Obviamente, quando surgir uma oportunidade de crescimento, a chance de você ser lembrado aumenta bastante. 

        O início de qualquer carreira passa por períodos de submissão mais intensa mesmo. Não é baixar a cabeça, obedecer cegamente, se subvalorizar ou não emitir sua opinião e sim, ter a possibilidade de estar próximo daqueles que já chegaram aonde você almeja chegar. A submissão consciente e feliz é parte indispensável do processo de crescimento profissional. Não precisamos e nem devemos ser o "quebra-galho" eterno, mas uma boa quantidade de proatividade responsável é indispensável para sua evolução profissional. 


Analise esta situação… Dois funcionários tecnicamente iguais, um que ajuda no dia-a-dia e entrega sempre mais ou o que só faz o que lhe é "obrigado"... Qual o chefe vai promover? Se você pensou no "puxa-saco", releia o texto novamente! Você ainda não entendeu nada!


13 comentários:

  1. Você é muito inteligente !!! Sómente posta assuntos muito interessantes!!! Nota 10!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Que bom que gostou! Não consigo ver sua identificação! Abraço

      Excluir
    2. A maneira clara com que vc escreve, faz com que o leitor não se canse, ainda que não domine, (o leitor), o respectivo conteúdo

      Excluir
  2. Clinico Geral raiz e top em "resenha"!
    O Céu é o limite pra esse cara que foi meu banco no fut!
    Abraço, meu velho!

    ResponderExcluir
  3. Reflexão maravilhosa, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Que privilégio estar recebendo sempre o divagando em saúde...
    Parabéns Dr.Breno,obrigado !
    Excelente trabalho tem feito compartilhar conosco suas ideias,visões e experiências, são para mim um presente .

    ResponderExcluir
  5. Excelente reflexão! Tenho observado muitas pessoas hoje em dia que só fazem o que lhe pedem para fazer. É preciso andar mais uma milha...

    ResponderExcluir
  6. Excelente conteúdo. Dica importante para qualquer área de atuação!

    ResponderExcluir
  7. Sem dúvida! Vale para qualquer profissional! Abraço

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Dr. Breno, realmente a proatividade é uma habilidade que precisamos ter cada vez mais no ambiente corporativo e levar para vida também. "Tudo muda o tempo todo no mundo". É preciso agir!

    ResponderExcluir