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terça-feira, 20 de setembro de 2011

Severino, o Faxineiro

            Era uma vez, Severino. Nascido e criado em uma comunidade pobre nas redondezas de Belo Horizonte, Minas Gerais, desde menino ele guardou consigo algumas palavras de um professor do colégio: “Quando lhe pedirem para fazer alguma coisa, faça da melhor maneira possível.
         O menino terminou o colégio em uma escola pública e não teve a mínima chance de entrar para a faculdade. A família não tinha condições de bancar uma faculdade particular. Não lhe restaram muitas alternativas, de imediato, começou a trabalhar e continuou estudando.
        O primeiro emprego foi de faxineiro em um restaurante chique na zona sul de Belo Horizonte. Foi o que apareceu e Severino jamais reclamou ou desdenhou do serviço. Ali, sozinho,  limpando banheiros, começou a mudar sua história. Limpava os banheiros do restaurante como se fosse uma sala em dia de visita importante. Recebia a todos com um sorriso no rosto e sempre ajudava os colegas no serviço. Por fim, tornou-se o melhor faxineiro de banheiro possível. Em pouco tempo, o gerente começou a receber elogios do humilde faxineiro dos banheiros.  
          Severino continuava mantendo os banheiros impecáveis e durante o dia fazia cursinho para tentar o vestibular novamente. Sempre solícito com os frequentadores do restaurante, fez-se notar pelo dono do estabelecimento. Tamanha a entrega ao serviço, o bom-humor e a disponibilidade, chamou atenção com aquilo que parecia impossível. 
       Não demorou muito, assumiu todo o serviço de limpeza do restaurante. Passou a coordenar o serviço de mais duas funcionárias. Mantinha a humildade e dava o exemplo para suas subordinadas. Jamais se acomodou. Severino sempre soube que aquele emprego seria temporário e precisava crescer. Descobriu alguns produtos de limpeza mais eficientes e baratos passando a negociá-los diretamente com os fornecedores sob a vigilância atenta do dono do restaurante. Em um ano passou a coordenar a área de limpeza de mais quatro restaurantes da rede. Sua equipe já contava com 14 funcionários. Sempre manteve em mente as orientações do velho professor: “Faça bem feito”.
        Ao final de 18 meses, conseguiu passar no vestibular de uma universidade pública conceituada. Havia criado gosto pelo seu serviço, ganhava bem mais do que podia imaginar e já tinha até condições de bancar uma faculdade particular. Sua trajetória de sucesso estava traçada. 
        Conto esta história, absolutamente possível, para comentar alguns pontos cruciais na carreira profissional de qualquer pessoa.
  • No início será necessário fazer coisas que não te dão prazer e nem dinheiro - encare tudo como aprendizado, como uma etapa. Mesmo assim, faça bem feito.
  • Sempre haverá superiores incompetentes - aprenda como não se fazer.
  • Entregue-se - afinal de contas, é apenas uma etapa, dê o seu melhor o tempo todo.
  • Cultive o bom-humor - essencial para o bom ambiente de trabalho, acelera o tempo desta etapa.
  • Ajude seus colegas - precisando, eles lhe ajudarão.
  • Compartilhe conhecimento - potencialize sua equipe.
  • Não se acomode nunca - seja o melhor possível. O reconhecimento pelo serviço prestado é um excelente combustível para o crescimento profissional. 
          Resumindo, se for para “limpar privadas” (apenas exemplificando e não menosprezando este serviço essencial), limpe da melhor forma possível. Exercer suas atividades com excelência, principalmente as temporárias, é a melhor forma de chamar a atenção daqueles que realmente irão “abrir as portas” certas para você. 

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