Quem sou eu

segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Saúde, Dinheiro e Tempo

 @prof.breno no Instagram


        Ir ao banheiro e conseguir fazer suas necessidades, sem dificuldade, sozinho e diariamente, parecem coisas extremamente simples, banais e até fúteis, até você não conseguir executá-las mais. Caminhar sozinho na rua, sem dor ou risco de cair é uma dádiva. Carregar seus filhos é um privilégio divino. A maioria de nós apenas valoriza a saúde quando já não a temos mais ou ao passarmos por um período de adoecimento. 

        Ao ganhar dinheiro, sobe-se o patamar de gastos, não apenas com o essencial, mas principalmente, com supérfluos. Muitos se deslumbram, literalmente esbanjam, mas sem a menor organização ou responsabilidade. O dinheiro é sempre uma preocupação quando não temos o suficiente, mas ao menor sinal de melhora no bolso… a preocupação evapora! Não enxergar ou se preparar para o futuro, custa, efetivamente, muito caro!

O tempo passa! "Aproveita seus filhos nessa idade porque passa voando!", quem nunca escutou ou falou isso? A vida profissional consome a maior parte do nosso tempo útil. Já parou para pensar que, na teoria, nossa profissão serve para oferecermos mais condições a nossa família? Qual é o mais importante para os filhos? Um presente ou estar presente? 
Algumas coisas na nossa vida só ganham o devido valor quando estão escassas. Banalizar a abundância é rotina. Raros os que compreendem a fugacidade da abundância, seja ela qual for… "Não existe estabilidade!", como sempre fala, sabiamente, Flávio Augusto do Geração de Valor. Isso é humano, normal. Inúmeras pessoas só conseguem mudar um hábito quando passam por situações traumáticas onde se vêem expostas a escassez.

Após um infarto, passa a praticar atividades físicas. Após um aperto financeiro importante, passa a economizar. Após um prazo apertado para a entrega de um trabalho, passa a fazer antecipadamente as coisas. Após uma pancreatite grave, para de beber. Após um tumor de pulmão, para de fumar. Após uma internação hospitalar, resolve tirar férias. Todos tendemos a banalizar as coisas que já possuímos. Torná-las ordinárias, como se fossem simples. Saibam que não são! Na escassez, fazemos o oposto! Saúde, dinheiro e tempo são os exemplos clássicos. Valorizá-los, independente do nosso "estoque" é o primeiro passo para uma vida muito mais equilibrada, plena e feliz.

Infelizmente, só valorizamos os cuidados específicos de cada um deles quando estão escassos. Assim que retomamos uma "gordurinha" extra de saúde, dinheiro ou tempo, tendemos a, novamente, desvalorizá-los. Faça diferente! Cuide-se! Cultive bons hábitos de saúde. Aprenda a poupar e a usar o dinheiro com responsabilidade. "Gaste" seu tempo com o que realmente importa. Programe-se para conseguir curtir sua família rotineiramente, viajar e desacelerar. A produtividade e o descanso são equilibrados com organização e disciplina. Não exige talento e sim, vontade. Quem efetivamente quer, dá um jeito, quem não quer, dá uma desculpa.

Recomendo, do ponto de vista médico, que você cuide da sua saúde, do seu dinheiro e do seu tempo de forma contínua e, mais intensamente, durante os períodos de abundância! A saúde e o tempo, invariavelmente, irão se esgotar um dia. Tudo passa, tudo mesmo. O dinheiro pode até sobrar, mas não consegue perpetuar a saúde e, muito menos, o tempo. Aproveite seu tempo e dinheiro com saúde. Aproveite sua saúde, independente do tempo e do dinheiro!

16 comentários:

  1. Concordo plenamente com seu texto...seu pensamento...NOTA 10!!!

    ResponderExcluir
  2. Perfeito, dr Breno! Na sua experiência clínica, ninguém melhor do que você para fazer esse alerta.

    ResponderExcluir
  3. Excelente Dr. Breno. Abrange o que é importante para todo ser humano.

    ResponderExcluir
  4. Excelente texto, parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Breno, é seu tio. Parabéns. Texto muito explicativo. Que todos sigam suas orientações abraços. Luiz

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Dr Breno Excelente Reflexão

    ResponderExcluir
  7. Muito bom relembrar bons conselhos. E aprender novas recomendações.

    ResponderExcluir