Quem sou eu

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Coitado do Estresse!

              Coitado do estresse! Tudo é culpa dele. Estou acima do peso? É o estresse. Estou sem paciência? Culpa do estresse. Estou com o intestino preso ou solto? Ando muito estressado. Estou brigando em casa? Maldito estresse. Estou sem criatividade no trabalho? É o estresse. Sempre lembrado no dia-a-dia tornou-se um vilão da sociedade moderna. Coitado dele...

         Viver sem estresse seria muito chato! Ele é vital para desenvolvermos coisas novas, mudar coisas antigas, agitar águas muito paradas e para descobrirmos nosso real objetivo de vida, nosso caminho.

            Sem o estresse seria impossível viver. O estresse remete ao instinto de sobrevivência. Ele sempre vai estar lá. Cada pessoa tem o estresse que merece e na sua devida proporção. Uma viagem de avião para mim é uma alegria, mas, para o outro, pode ser um tormento e assim vai...

            O estresse é irmão da ansiedade, primo do medo e inimigo mortal da rotina. Viver sem estresse também causa estresse. O incerto e o desconhecido somados a uma pitada de desorganização geram o ambiente perfeito para ele. Definitivamente, não se dá bem com o bom-humor.

            Gostaria de agradecer formalmente ao estresse. A cada dia aprendo a viver melhor com ele. Às vezes, chego a rir dele. Vez por outra, me encurrala, mas sei que, ao final, estarei sempre aprendendo. O mundo sem estresse não teria emoção alguma. Estressar com tudo pode significar doença, não estressar com nada, só após a morte. O estresse não pode te frear. Nestes casos, você certamente está precisando de ajuda.

            A luta não é para acabar com o estresse e sim, aprender a domá-lo. Fazendo uma analogia simples, assemelha-se a um pitbull. Pode te matar, mas, se bem domesticado, torna-se um grande aliado. Sugiro que paremos de colocar a culpa somente no pobre coitado do estresse. Ele é inevitável e sempre vai existir, assim como a chuva. Precisamos é nos preparar para ele e utilizá-lo a nosso favor.

          Cansei de atender pacientes insatisfeitos com suas vidas, em casa ou no trabalho. O diagnóstico? Falta de estresse. A acomodação na zona de conforto é o antídoto para o estresse, mas um veneno para o prazer de viver. Toda acomodação, no longo prazo, tende ao fracasso. Como diz o ditado, “a diferença do remédio para o veneno é a dose”, ou seja, na medida certa, e bem indicado, o estresse sempre será benéfico.

            Desejo a todos uma pitada de estresse em todas as atividades da vida! Entenda-o e aprenda a utilizá-lo como tempero. Encare o estresse de frente! Descubra sua origem, domine-o e utilize-o ao seu favor. Não tenha medo de mudanças. Saia da sua zona de conforto! Estresse-se! A vida foi feita para ser vivida! Como dizia o nosso grande escritor e colega, João Guimarães Rosa: “O correr da vida embrulha tudo.
 A vida é assim: esquenta e esfria, 
aperta e daí afrouxa,
 sossega e depois desinquieta.
 O que ela quer da gente é coragem.”

3 comentários:

  1. Ei Breno,

    Adorei, realmente estressar é preciso para mudar, nem que seja mudar a forma de ver aquilo que nos estressa!
    Abraços

    Tati Fiche

    ResponderExcluir
  2. Todo mundo coloca a culpa do ESTRESSE,só não sabe o que falam porque o "ESTRESSE É DOENÇA":http://www.webartigos.com/artigos/estresse-e-doenca/13903/

    ResponderExcluir
  3. Realmente o Estresse é um mal necessario em nossa vida.

    ResponderExcluir