Quem sou eu

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Aproveita Hoje...

       Quem nunca escutou estes conselhos vindos de um médico?
  • Você precisa emagrecer ou
  • Você precisa parar de fumar ou
  • Você precisa parar de beber tanto assim ou
  • Você precisa reduzir sua carga de estresse ou
  • Você precisa fazer uma atividade física.
Estas sugestões são a regra em quase todas as consultas médicas. Não são os segredos da vida eterna mas, com total certeza, são muito importantes. Não  aconselhamos vocês à toa. Repetimos por convicção e não por falta de imaginação. O quadro do Fantástico, "Medida Certa", com Zeca Camargo e Renata Ceribelli, mostrou com clareza e extrema felicidade a função das atividades físicas e de uma boa alimentação nas nossas vidas. Quem não assistiu, recomendo. 
  Apesar de conhecermos os benefícios da mudança, para melhor, no estilo de vida, na prática, a dificuldade de promovê-la é muito mais complexa. Mudar estilo de vida é muito mais difícil que tratar várias doenças graves. O silêncio das agressões e o poder de assimilação do nosso organismo mascaram o declínio da saúde. O nosso maior desafio é convencer uma pessoa que não sente nada a mudar seu estilo de vida ou começar a tomar remédios diariamente. A hipertensão arterial (pressão alta) e o diabetes, nas fases iniciais, são exemplos claros disso.
Saibam que o nosso organismo tem prazo de validade, uns mais e outros menos. O fígado machuca-se com o álcool mas tem uma capacidade impressionante de regeneração. O pulmão machuca-se com o cigarro mas tem um poder de assimilação enorme. As nossas artérias toleram, durante muito tempo, os venenos silenciosos: cigarro, colesterol alto, pressão alta e diabetes. As medidas aconselhadas acima simplesmente poupam nossos órgãos e aumentam este prazo de validade. Em caso de alguma intercorrência de saúde ou de um acidente, o organismo saudável tolera melhor e tem um poder de recuperação muito mais rápido. 
  Infelizmente, a maioria das pessoas esperam "o leite derramar" para tomarem atitudes reais. Passam uma vida inteira "abusando" do organismo que uma hora cobra a conta. Lembre-se que após as lesões de órgãos alvos, tais como o rim, o cérebro, o pulmão e o fígado, a recuperação torna-se bem mais difícil e às vezes irreversível. 
  Nos nossos consultórios e nas rodas de amigos, os argumentos a seguir são muito utilizados para justificar os excessos:
  • Prefiro viver menos mas viver bem - Desde quando aproveitar a vida resume-se em ingerir bebidas alcoólicas, fumar ou comer em excesso?
  • Sempre fez atividade física, tem uma boa alimentação e infartou - Como disse anteriormente, uma evolução satisfatória é muito mais comum nos pacientes que praticam atividades físicas e que não são obesos. As mudanças no estilo de vida, muitas vezes, não impedem o dano mas o miniminizam.
  • Fumou, comeu gordura, sempre foi sedentário e fez 100 anos - As chances de se chegar aos 100 anos desta forma são menores. Com certeza, teríamos muito mais idosos centenários caso tivéssemos um estilo de vida melhor.

Algumas Dicas de Saúde:
  • Caso não goste de atividade física, encare-a como um remédio. Remédio não é bom mas é necessário. A melhora da auto-estima, da saúde, do peso, da pressão, do hábito intestinal, da glicose e do sono são alguns dos efeitos colaterais.
  • Fumar é suicídio gradual. Não seja egoísta, tem muita gente que gosta de você. Lembre-se dos seus filhos e dos seus pais. Não consegue? Peça ajuda.
  • Estresse excessivo é tão perigoso quanto o fumo, o álcool ou a obesidade. Reveja seus conceitos e reais objetivos de vida. Não tenha medo de mudar.
  • Participe da criação dos seus filhos. Veja-os crescer. Você nunca irá se arrepender. Trabalhe menos, ganhe menos e gaste menos.
  • Crie caso (filosofia do grande amigo Guilherme Birchal Collares que compartilho). Dez anos trabalhando geram menos casos para se contar que dez dias de férias com os amigos ou familiares. Invista em viagens e em amigos.
  • Tenha um médico de sua confiança como referência. Quem tem um médico tem um, quem tem dois tem meio e quem tem mais de três não tem nenhum.
  • Viva o paradoxo da canção de Nei Lopes e Éfson, eternizada na voz de Beth Carvalho, Firme e Forte: “Aproveita hoje porque a vida é uma só! O amanhã quem sabe se é melhor ou se é pior?” Saiba que o amanhã geralmente chega com as consequências de suas atitudes hoje. Faça-o ser melhor!

6 comentários:

  1. Muito bom o texto Breno! Estou só adiando meu projeto de perder o terceiro digito da balança, melhorar meu alongamento e ver se essa fasciite plantar some...
    Mas é dificil levantar da cadeira!!

    Abraços, Raphael Stehling

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, Dr. Maravilha de post. Parabéns... To querendo criar caso com vcs. Abração...

    ResponderExcluir
  3. Adorei o "crie caso". Eu ja criei varios.

    ResponderExcluir
  4. Também gostei do "crie caso"! Criarei cada vez mais!

    ResponderExcluir
  5. O pior que é verdade, acho que todos os "bons" profissionais da saúde, dão essas cinco dicas essenciais para uma melhor qualidade de vida do paciente, e os mesmos acham que é mais uma lorota, e que todos dizem a mesma coisa.

    Mas depois de ler esse texto, e ver a última dica, entre tantas outras que caberiam aí, penso comigo...quando será que o Dr. Breno vai me dizer:
    "Você precisa fazer uma atividade física"...rs!
    Muito bom o texto.

    P.s.: Aos Leitores do Blog do Breno, sou paciente do Dr. Breno à mais ou menos 9 anos, e as frases "Não esmurece não!", e principalmente, "CRIE CASO", ele as falam sempre; e isso tem ajudado muito na minha vida (recuperação).
    É isso aí galera, vamos Criar Caso!!!!!!!

    ResponderExcluir